Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Pedagogia-Creche-02.jpg

Sou o pior convidado no que diz respeito a escolas: entro sem cerimónias, exploro o espaço como uma criança, faço muitas perguntas e questiono muitas coisas.

Aconteceu quando, a propósito de um workshop, conheci o Colégio Piloto Diese. 

O Colégio fica numa das artérias principais de Lisboa e eu, que estudei em escolas em contexto rural e que trabalho em escolas do concelho de Cascais, fico sempre muito curioso acerca das escolas em meio urbano, à partida com menos espaço exterior e com mais limitações no que diz respeito à interacção entre a escola e o meio. 

O edifício principal é antigo e bonito mas as instalações (interiores e exteriores) são modernas e bem equipadas. A corrente pedagógica que o Colégio adopta é a do MEM (Movimento da Escola Moderna), modelo em que acredito veementemente. Para além de tudo, o colégio recebe crianças dos 0 aos 10 anos nas modalidades de berçário, creche, jardim de infãncia e 1º ciclo, dando uma perspectiva longitudinal e de continuidade às crianças e aos pais. 

Com uma equipa de 7 educadoras, 1 professor de 1º Ciclo, 1 psicóloga e mais de 10 auxiliares de ação educativa assumem como principal objetivo o desenvolvimento saudável de cada criança, educando-as para se tornarem capazes e felizes. 

Durante o workshop tive oportunidade de ouvir mães cujos filhos são ali alunos e a satisfação era generalizada. Assumo aqui que, não fosse a distância de Cascais (onde resido) e Lisboa, não hesitaria um minuto em escolher esta escola para a Ana, pois vai ao encontro de tudo aquilo em que, pedagogicamente, acredito e defendo. 

Bónus? O parque José Gomes Ferreira, ali mesmo do outro lado da estrada. Afinal, apesar de ser uma escola urbana, reconheço que se pode ter o melhor de dois Mundos...

 

Mais informações:

Site do Colégio Piloto Diese

Blog do Colégio Piloto Diese

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Pesquisar

  Pesquisar no Blog