Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Paizinhança #3

por Rui Brasil, em 30.01.16

"Não quero filhos com botão on/of

Sempre a conheci com olhos curiosos, sempre fez todas as perguntas e ás vezes perguntas essas que me deixavam quase sem resposta. Das suas mãos crescem desenhos que adivinham um traço com algum talento e quem sabe não será isso uma mais valia na sua vida…distrai-se até com o zumbir de uma mosca, mas é só porque a mosca tem super poderes e vai leva-la tão longe…gosta de coisas de rapazes e nem sempre os adultos compreendem os seu fascínio por dinossauros ou por cavalos…adora ter insectos minúsculos e todo o tipo de animais improváveis…gosta de andar de lupa pelo campo à procura de formigas e nunca desiste de saber o porquê de tudo…

Conversa com os adultos como se da “tribo” pertencesse, e acha sempre que a sua opinião conta e importa, seja qual for um assunto. Parece “uma mulher velha” quando lhe dão conversa, e se não tomam cuidado essa conversa não tem fim…tem vergonha quando tem de ter, mas na maioria das vezes é espontânea e cativa com o seu sorriso de menina irrequieta…

Ela adora os livros, gosta que leiam com entusiasmo para ela, que façam vozes das personagens…mas ela não consegue fazer por ela…não lê como é suposto, nem à velocidade suposta  nem com a entoação devida…engasga-se…coitadinha….

 

Ela adora escrever histórias, cria as personagens faz bandas desenhadas, ela faz histórias de aventura e até alguns romances…tem inclusive uma capa cheia de desenhos e historias que tem vindo a coleccionar….mas não estão perfeitos…os textos têm erros…muitos…o melhor seria apagar tudo e escrever de novo…não está bom assim!

 

Ela adora criar mundos diferentes, viajar com tempo, subir aos sofás e fazer de conta que ao fundo …bem lá ao fundo está a ilha do tesouro…e imagina tão bem que ás vezes até se esquece que isso é coisas de bebés…e ela já é crescida…8 anos e no segundo ano da primárias…onde já se viu imaginar com tanta clareza!! Por favor concentra-te ou jamais serás uma excelente aluna!

 

Ela adora ser criança…eu adoro que ela o seja…e estou tão cansada que queiram “castrar” a sua infância, a sua criatividade, a sua capacidade de ser feliz ao jeito dela. Que lhe coloquem rótulos ou lhe dêem diagnósticos e a pressionem com eles só porque sim! Que lhe digam que ela tem um problema, como se ser criança aos 8 anos fosse uma coisa má! Estou cansada que achem que a psicologia inversa ( desmotivando) funciona, quando na realidade só irá interiorizar o ” não sou boa o suficiente” …

Eu só quero uma filha feliz…não a quero mudar…não quero que ela mude…eu não tenho, nem nunca terei  filhos com botão on/of…muito menos aos 8 anos."

 

Olga Moura Alves- "Little people, big smile"

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Pesquisar

  Pesquisar no Blog