Blog Out # 5 Parque Raró (Vila do Conde)
Imaginem que existia um parque onde todas as crianças- todas sem excepção- pudessem participar nas actividades propostas: arborismo, escalada, slide, recanto das fadas, jardim dos sentidos e borboletário, horta biológica e aldeia dos animais.
Sim,isso mesmo, tudo no mesmo espaço e para todos. Não é preciso imaginarmos, ele existe, situa-se em Vila do Conde e chama-se "Parque Raró"!
O Parque Raró foi concebido no âmbito das atividades de Apoio à Deficiência Mental do MADI (Movimento de Apoio ao Diminuído Intelectual) de Vila do Conde – é por isso um parque inclusivo e adaptado a crianças e jovens com diversidade funcional e ao público em geral.
Não se trata de um parque adaptado, ou seja, um parque pensado de acordo com as necessidades normativas das crianças e depois adaptado às crianças com necessidades específicas. Trata-se de um parque pensado para todas as necessidades de todas as crianças para que todas, juntas, possam experenciar e usufruir de espaço de lazer, de experiências, de actividades em conjunto, com o mesmo acesso a estas, com as mesmas oportunidades.
Parabéns aos mentores deste parque e- mais uma vez- ao Norte do país, tantas vezes pioneiro em alternativas de educação formais e não formais únicas!
Vêm daí?