Escola: um bem necessário
"Coitadinhos: eles são tão pequeninos e já vão para a escola"
" Só têm 6 anos! Obrigamo-nos a crescer tão depressa..."
"Agora entram na escola e só saem no mínimo daqui a 12 anos"
Ouvi as três frases esta semana a propósito da entrada da minha filha no primeiro ciclo.
A entrada na escola é uma etapa fantástica que deve ser celebrada e não lamentada.
O estabelecimento da idade dos 6/7 anos para o início desta fase não é aleatória: é nesta faixa etária que as crianças demonstram preparação e prontidão para assumiros desafios inerentes ao ingresso no primeiro ciclo.
A frequência do ensino pré-escolar demonstra ser determinante porque prepara as crianças, munindo-as de ferramentas e de pré-requisitos essenciais para a aquisição de competências ao nível da educação formal, como sejam as aprendizagens que a escola do primeiro ciclo vem introduzir.
Aos 6/7 anos as crianças já adquiriram, maioritariamente por via do brincar, competências cognitivas (linguagem, memória visual, raciocínio verbal, numérico e abstrato, atenção concentrada, lógica, descodificação simbólica, memória auditiva, atenção ao detalhe, consciência fonológica, capacidade de associação entre grafemas e fonemas), motoras (percepção, orientação visuo-espacial e coordenação motora, lateralidade, noção do esquema corporal, motricidade grossa, motricidade fina) e emocionais e sociais (gestão e auto-regulação emocional, capacidade adaptativa, consciência dos outros, capacidade de empatia, confronto com as adversidades, resistência à frustração, relação social, capacidade de respeitar regras, predisposição para a escuta-ativa, entre outras) essenciais para a entrada no primeiro ciclo.
Assim, nesta fase, a entrada na escola do primeiro ciclo estabelece o marco da libertação das crianças da tutela exclusiva dos seus pais e da sua integração consciente na comunidade de pertença e exercício primordial de cidadania.
A escola é espaço privilegiado das crianças debutarem na vida social e no Mundo enquanto contexto macro, de apreenderem códigos sociais e culturais (como a escita e a leitura ou o cálculo numérico e suas aplicações na vida do dia-a-dia) bem como valorativos e éticos,num contexto de diversidade e pluralidade, determinantes para a vida em sociedade.
Vamos celebrar a escola?