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Em nome do Pai

Paternidade na ótica do utilizador.

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Movimento Escola Moderna trocado por miúdos

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“O Movimento da Escola Moderna (MEM) é uma Associação Pedagógica de Professores e de outros Profissionais da Educação, criado nos anos 60, cujo fundador é o pedagogo Sérgio Niza.Constituído por mais de dois mil profissionais empenhados na integração dos valores democráticos na vida das escolas, encontra-se hoje espalhado por quase todo o país e organiza-se em 14 Núcleos Regionais, de Vila Real ao Algarve. O Movimento da Escola Moderna tem profissionais nos vários ciclos de ensino, desde o pré-escolar ao ensino superior - recentemente tem dado também passos na construção de uma linha pedagógica para a Creche (até aos 3 anos).

 
Como é que na prática o Movimento da Escola Moderna se operacionaliza no Jardim-de-Infância?
 
“… assumimos, desde há muito, as actividades escolares como trabalho de conhecimento e de produção cultural onde, em cooperação, se constroem as aprendizagens curriculares e de cidadania, criando condutas de projecto que façam avançar novas obras, assentes em contratos dialogados entre os que partilham o trabalho de apropriação e de criação cultural.”
Sérgio Niza.


 
O modelo do MEM baseia-se em princípios democráticos,éticos, de participação e de cooperação. Os principais objectivos são fornecer às crianças aprendizagens que as dotem de ferramentas para a vida em sociedade, sem esquecer as capacidades e necessidades individuais de cada uma.Desta forma, as crianças poderão obter sucesso nas tarefas e actividades em que se envolvem, planeando e estruturando o pensamento e dever cívico através da sua autonomia, criatividade e dever democrático.
 
 
gestão do currículo é feita cooperadamente pelo educador e pelo grupo de crianças, de forma democrática, nas reuniões de planeamento e avaliação que acontecem no Conselho de Cooperação. Através desta gestão do currículo surgem projectos. O trabalho de projecto fornece, desde cedo às crianças, oportunidades frequentes não só de escolha e de tomada de decisões, mas também de responsabilidades para com os outros e para com elas próprias.
 
 
A escola existe como comunidade, e daqui surgem três finalidades formativas que dão sentido ao ato educativo:
1.Iniciação às práticas democráticas;
2.A reinstituição dos valores e das significações sociais;
3.Reconstrução cooperada da cultura.
 
 "O MEM propõe-se construir,através da acção dos professores que o integram, a formação democrática e o desenvolvimento sócio moral dos educandos com quem trabalham, assegurando a sua plena participação na gestão do currículo escolar. Assim, os educandos responsabilizam-se por colaborarem com os professores no planeamento das actividades curriculares, por se interajudarem nas aprendizagens que decorrem de projectos de estudo, de investigação e de intervenção e por participarem na sua avaliação. Esta avaliação assenta numa negociação cooperada dos juízos de apreciação e do controlo dos objectivos assumidos nos planos curriculares colectivos e nos planos individuais de trabalho e de outros mapas e listas de verificação do trabalho de aprendizagem, que servem para registo e monitoragem do que se contratualizou em Conselho de Cooperação Educativa.
 
É por esta vivência – pondo à prova os valores humanos que sustentam a justiça, a reciprocidade e a solidariedade – que a organização do trabalho e o exercício do poder partilhados virão a transformar os estudantes e os professores em cidadãos implicados numa organização em democracia directa. Simultaneamente, esta experiência de socialização democrática dos estudantes constitui o sustentáculo do trabalho do currículo-nas turmas, entendidas como comunidades de aprendizagem, num envolvimento cultural motivador." in www.movimentoescolamoderna.pt
 

 

Para saberem mais sobre o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna na prática visitem o blogue da Sala da Marta. http://sala-da-marta.blogspot.pt/"
 
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A Marta é educadora de infância, formada pela Escola Superior de Educação de Lisboa em 2005. Trabalha segundo os princípios e pedagogia do Movimento da Escola Moderna, modelo em que acredita. Fez parte da Direcção do Movimento da Escola Moderna onde dá actualmente formação. É mestre pela ESE de Lisboa onde defendeu uma tese sobre "Os direitos de participação das crianças e o Movimento da Escola Moderna". Trabalha actualmente com crianças dos 3 aos 5 anos no ColégioPiloto Diese (o meu colégio de eleição para a Ana caso vivesse em Lisboa). 

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