Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Em nome do Pai

Paternidade na ótica do utilizador.

Em nome do Pai

Paternidade na ótica do utilizador.

No dia do escutismo reafirmo que estou "Sempre alerta para servir!"

scout.jpg

 

 

Cresci numa pequena ilha dos Açores onde a variedade de atividades extra-curriculares, nos anos 80, não era profícua.

O escutismo tinha, na altura, uma importância grande na ilha e uma adesão transgeracional enorme. Curiosamente, não foi ver os meus primos irem para as atividades dos escuteiros que me convenceu a seguir-lhes as pisadas; foi, precisamente,o facto da minha tia (mãe deles) fazer parte do CNE e eu ver o entusiasmo com que ela falava dos escuteiros. 

 

Aos 5 anos era tudo novo e fascinante. Ali permaneci até aos 18 anos, tendo sido lobito, explorador, pioneiro e caminheiro. Eis as nove grandes lições que aprendi com o escutismo:

 

1- Conhecer o meu corpo, suas limitações e potencialidades. 

Todas as atividades físicas que desenvolvi nos escuteiros ajudaram-me a ganhar competências de superação de medos e exploração do meu potencial físico. Nunca tendo sido do tipo atlético (sou mais para o intelectual) foi nos escuteiros que melhorei a minha performance em jogos coletivos e de equipa, a subir às árvores, a conhecer melhor alimentos que o mato nos dá, a importância da hidratação, do repouso, a conhecer melhor o meu corpo e a respeitá-lo, a celebrar as diferenças físicas pois é a heterogeneidade que torna uma matilha mais forte e completa. A querer superar desafios físicos com uma rede enorme de suporte, 

 

2- Explorar a infinitude da minha criatividade, improvisar e ter resistência à frustração

Nos escuteiros desenvolvi várias competências ao nível da capacidade de improviso, de pensar fora da caixa, de olhar para as coisas e para a natureza para além do óbvio. Percebi que tenho liberdade para explorar o espaço, para jogar, ou melhor, aprender jogando, não agrilhoando o pensamento e não tendo medo de falhar. Aprendi que errar é normal e que não importa acertar à primeira e queinsistir e persistir pode, muitas vezes, ser a chave do sucesso. 

 

3- Trabalho em equipa é tudo e comunicar é essencial

Nos escuteiros desenvolvi um elevado espírito de grupo, sentido de pertença e a certeza de que juntos somos mais fortes, mais capazes, mais eficazes. Aprendi a estabelecer relações, a saber mantê-las, a ceder e a gerir emoções. A cooperação é tudo! Que saber comunicar é a chave para 90% dos problemas das equipas e que saber ouvir é mil vezes mais importante que falar. Desenvolvi técnicas de comunicação não verbal, técnicas de escuta activa e comunicação positiva como forma de motivar as equipas que liderei. Uso essas competências até aos dias de hoje no meu trabalho com crianças. 

 

4- Analisar e resolver problemas, ter sentido crítico e ter capacidade de decisão são factores chave em todos os momentos da nossa vida

Olhar para um problema e resolvê-lo uma vez, duas, três, olhá-lo de outros ângulos, pedir ajuda, improvisar., tentar diferente são competências que adquiri e treinei arduamente nos escuteiros. Analisar prós econtras na chamada análise do campo de forças e decidir de forma sustentada ou, em alguns casos, sob pressão foi muito importante na minha formação. Autonomia, responsabilidade na assunção das minhas decisões e consistência tendo em conta os valores pelos quais me rejo são ensinamentos que nunca mais me abandonaram.

 

 

5-  Ser mais confiante e ter mais auto-estima 

A pertença a um grupo unido e que se apoia sob qualquer circunstância deu-me mais segurança, confiança e aumentou-me grandemente a minha auto-estima. E isso é a base de tudo.

 

6- A alimentar o meu lado espirutual

Tendo em conta que eu sou escuteiro (pertenço à fação católica) existe todo um lado espiritual que os escuteiros me incentivaram a trabalhar. A descoberta e aprofundamento de quem sou e do meu lugar no Universo, a minha conecção com esse lado espiritual, de entrega aos outros, de empatia e amor ao próximo  da importância da vida humana como um valor absoluto são valores que considero que os escuteiros me ajudaram a fortalecer e solidificar. 
Sei o que é ser “Sal da Terra e Luz do Mundo” e ponho-me ao serviço dos outros.

 

7- Treinar competências de negociação e liderança

Tentar encontrar solução de win-win numa lógica de gestão de projetos, com alternancia de papéis, sabendo também seguir e legitimar outras lideranças e saber gerir papéis quer de liderança quer de subordinação foram aspetos essenciais e que prevalecem até hoje. Num meio dinâmico em que os ambientes fluem os escuteiros prepararam-me a estar pronto para pegar nas rédeas e nos comandos da situação mas também a legitimar autoridade.

 

8- A formação cívica é tão importante como a formação técnica

Participar ativamente na vida da minha comunidade, contribuir para a minimização das desigualdades e o combate das justiças sociais, servir quando a comunidade precisa do meu serviço, celebrar a diferença, não ser egocêntrico, ser cooperante e solidário foram skills que os escuteiros me fizeram aprofundar e que permanecem até hoje, na minha participação em vários projectos de voluntariado e no meu envolvimento no movimento cooperativo e associativo.

 

9- Amar o próximo, sem preconceitos nem juízos de valor, tanto quanto a nós mesmos

 

 

1 comentário

Comentar post