"O Lápis Mágico de Malala"
"Malala Yousafzai nasceu em Mingora, Paquistão, em 1997. No início de 2009 aceitou escrever um blogue para a BBC Urdu documentando a vida sob o regime talibã e a partir daí nunca mais deixou de se fazer ouvir em público em prol do direito à educação. Em 2011 recebeu o Prémio Nacional da Paz, no Paquistão. Pouco depois, tanto Malala como o seu pai, Ziauddin, ele próprio proprietário de uma escola e ativista social, começaram a receber ameaças de morte, que culminaram no atentado contra a jovem em outubro de 2012. Desde a sua recuperação, Malala tornou-se um símbolo da luta pelos direitos das crianças e das mulheres. Em 2013 foi considerada pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Em julho do mesmo ano, discursou perante as Nações Unidas, uma honra habitualmente destinada a altas figuras de Estado.
Entre os diversos prémios com que até agora foi distinguida, destacam-se o International Children's Peace Prize, o Clinton Global Citizen Award e o Prémio Sakharov para a liberdade de pensamento, atribuído pelo Parlamento Europeu, em 2013. Malala tornou-se também a pessoa mais jovem de sempre a ser galardoada com o Prémio Nobel da Paz. "
E eis que, finalmente, Malala escreve o seu próprio livro. Uma história auto-biográfica que relata Malala quando era ainda criança e vivia no Paquistão, desejando ter um lápis mágico para desenhar uma fechadura na porta do seu quarto para impedir que os irmãos a aborrecessem, para poder parar o tempo conseguir acordar mais tarde uma hora todos os dias.
Título: O Lápis Mágico de Malala
Autoria: Malala Yousafzai
Tipo de leitura: leitura autónoma
Idade recomendada: entre os 6 e os 10 anos
Sugestão de actividade: Antes de iniciar a história do livro narre à criança a história real de Malala.